terça-feira, 29 de novembro de 2011

Após a mastectomia

Cá estou eu, escrevendo mais um pouquinho...
Como mencionei anteriormente, minha cirurgia correu tudo bem, graças a Deus. Fiquei internada por três dias. Claro que tem todos aqueles incômodos como o dreno de um lado, soro no outro lado, dores, não se dorme nada a noite, sem contar as noites frias e chuvosas que foram.
Na primeira noite quem ficou comigo foi minha filha Thaíse e na segunda noite minha mãe Laura, coitadas, assim como eu também não dormiram nada, me atendiam direto.
(Só para lembrar que ainda por cima, tínhamos um famoso roncador, acompanhante de uma senhora na ala ao lado que roncava mesmo acordado), quem esteve comigo e me visitou lembra muito desta cena, em meio a tristeza, sempre tem um lado cômico de tudo.
Tinha um médico residente que se chamava Dr Gustavo Coral Silveira (maravilhoso e super atencioso), que me acompanhou antes e depois da cirurgia.
Na noite anterior conversou um monte comigo, tipo de eu estar preparada para uma mastectomia e de que seria o melhor para mim, sempre me dando muita força.
Ele foi o primeiro a entrar no meu quarto para dar uma olhada de como estavam os curativos e pediu que eu olhasse.... gente, eu não consegui, não queria nem tocar no assunto, justo eu que estava super preparada e assim foi dali para frente, não podia ver, tocar, sentir....já me sentia mal com sensação de desmaio, ficava super nervosa...acho que dei um pouquinho de trabalho pra todos...Recebi alta no dia 08/09/11 por este mesmo médico que conversou um monte comigo antes de ir embora, sobre os procedimentos com o dreno dali pra frente (que chamava de cachorrinho), sobre eu ter mais calma e foi ali que tive de entender mais uma vez de que cada coisa tem seu tempo e que é preciso ter paciência. As dores que senti dali pra frente foram cruéis, tanto na mama (porque minha cirurgia foi bem grande, como já comentei antes minhas mamas são (eram) muito densas) e também o danadinho do dreno incomoda e não se tem posição pra dormir. Minha mãe me acompanhou estes dias em casa, ela quem fazia os curativos (ela aprendeu no hospital) duas vezes ao dia, pela manhã e a tardinha, passava soro fisiológico e depois a pomada Dersani que cicatrizava rapidinho. Após uma semana de cirurgia tinha consulta marcada para retirada do dreno, afff, que alívio... Quem me recebeu foi o Dr Gustavo Coral Silveira, o mesmo que me visitava todos os dias e também que me deu alta. Ele gostou muito do resultado que viu, porque os pontos estavam cicatrizando direitinho e mais uma vez ele me perguntou se eu já havia me olhado no espelho e respondi que ainda não dava, tinha que dar tempo ao tempo e ele respeitou esta minha opinião....Dali pra frente os curativos continuaram, só que uma vez ao dia, até que.........................minha mãe gostava de fazer os curativos no meu banheiro ,porque lá tinha mais claridade e atrás da porta do banheiro tem um espelho enorme, sem querer eu olhei para o espelho e vi....gente eu me vi sem a mama esquerda e com uma grande cicatriz, foi o fim pensei....veio a sensação de desmaio e pedi pra deitar rápido, coitada ele logo tampou e me levou para o quarto, e assim foi....aos pouquinhos, no banho já fui passando a mão sózinha e aceitando, começando a me enxergar, claro que teve as crises de choro, normal, mas daí vem as palavras da minha mãe: TUDO PASSA, e tudo passa mesmo, temos de aceitar e nada como tempo ao tempo, pensando sempre que tiramos algo que não nos pertencia, uma mama doente.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário